PE ganhará estádio de futebol de padrão internacional
Ana Cláudia Dolores - Da Agência Nordeste - Folha de Pernambuco
RECIFE – Pernambuco pode ganhar um novo estádio de futebol que está sendo cotado para ser o grande álibi do Brasil na tentativa de cumprimento das metas para sediar a Copa do Mundo de 2014, caso seja eleito no final da disputa com a Colômbia. De acordo com Múcio Jucá, sócio da PTZ Arquitetura e Consultoria, empresa que elaborou o plano urbanístico do estádio, a Prefeitura de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), já demonstrou interesse para abrigar o empreendimento no município, provavelmente numa área próxima ao Parque Memorial Arcoverde.
O estudo de viabilidade econômica já foi feito pela empresa de consultoria holandesa Amsterdã Arena Advisory, que orçou o projeto em cerca de R$ 200 milhões. O governo holandês, que deve ser parceiro do projeto, calculou a viabilidade do empreendimento em mais de 100 mil euros. “Com esse estudo de viabilidade econômica, fica fácil captar possíveis investidores, que é o que estamos tentando fazer agora. Pelo que estamos vendo, vai se fechar um grupo de empresas em torno desse projeto, formando PPPs (Parcerias Público Privadas)”, explicou Jucá.
Além de uma arena esportiva, o estádio pretende ser um empreendimento âncora para outros investimentos no local. “Queremos que esse seja um empreendimento âncora para outros investimentos. Esperamos que possa surgir, praticamente, um outro bairro nos seus arredores”, afirmou.
Para se ter uma idéia da dimensão do empreendimento, o estádio terá capacidade para 42 mil pessoas sentadas, 140 camarotes, área de arquibancada coberta, campo com teto retrátil e estacionamento no subsolo. Além disso, terá um centro de convenções, com capacidade para 45 mil pessoas, shopping, cinema e salas empresariais.
De acordo com Múcio Jucá, até o momento não foi definido que clube pernambucano ficará responsável pelo estádio. O Náutico e o Sport estariam na disputa. Apesar dessas pendências, a previsão é de que o estádio fique pronto em 2010.
Texto enviado por Ricardo Machado (vulgo M&M's).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olha PE detonando aí, gente! :)
Postar um comentário