domingo, março 11, 2007

Novas cidades, novos gastos

Imaginem o estado de Pernambuco com mais 12 municípios emancipados...
Agora pensem nos 562 municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, São Paulo, Mato Grosso, Ceará, Pará, Goiás, Amazonas, Espírito Santo, Santa Catarina. Aff! Quero nem ver essa zona!

É que está em tramitação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 13, que devolve aos estados a competência para legislar sobre a criação e emancipação de municípios.

Ô povinho sem ter o que fazer esse do senado, viu!? Falo por nosso estado. Principalmente pq tive oportunidade de conhecer de perto as dificuldades de muitos municípios do interior.

Os municípios mal podem oferecer saúde, emprego, infra-estrutura, segurança – itens básicos para o cidadão viver. Agora querem emancipar mais 12 cidades!? As histórias que ouvi quando estive de passagem por essas cidades eram de arrepiar...

Há casos, por exemplo, de pacientes (com fraturas expostas) que precisaram se deslocar até Recife ou para Petrolina (o que for menos longe para ir) pq no seu município não tem um ortopedista para atender à emergência. Ou mesmo, uma paciente precisar de uma cesariana e também ter que ir para uma das duas metrópoles. É um absurdo! Como quererem emancipar outras cidades, se as que já existem são uns verdadeiros desastres?!

Pelo menos uma pessoa pensou na bagaceira que iria ser se isso fosse mesmo aprovado logo assim de cara... O senador Eduardo Suplicy apresentou três requerimentos. "É preciso avaliar se a criação de novos municípios ou desmembramentos de municípios representa de fato uma melhoria de bem-estar para a população das novas áreas criadas e também para as já existentes".

Se isso vingar mesmo, só vai servir para gastar mais dinheiro com prefeitos. E a população que se ferre! :(

Nenhum comentário: