Todo mundo já sabia que isso ia acontecer, né... infelizmente, pagaremos mais 4 anos desse imposto que, ironicamente, se chama Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira. Provisória???? Um tributo que existe desde 1993 e que não acaba nunca, não pode ser considerado de provisório, sinceramente.
Segundo reportagem de hoje na Folha de São Paulo, cada família terá de gastar R$ 626,41 neste ano apenas para o pagamento da CPMF.
Você sabe como funciona a CPMF?
Como incide em todas as etapas de produção, seu custo é repassado ao consumidor final, que tem de arcar com mais 1,7%, em média, na hora de comprar qualquer produto ou serviço - seja arroz, feijão, carne, roupas, energia etc. Além disso, a CPMF também incide sobre outros tributos. Ou seja, quando uma pessoa paga IPTU, IPVA ou outro tributo, seja por meio de dinheiro, cheque ou débito em conta, está pagando mais 0,38%. Isso ocorre também quando uma empresa recolhe IR, PIS, Cofins, contribuição ao INSS etc.
Segundo o presidente do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), com esta prorrogação da CPMF até 2001, a Reforma Tributária não sairá do papel.
Bem vindos ao Brasil, senhoras e senhores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário