domingo, janeiro 21, 2007

Transponder desligado


Pelo que parece, os pilotos do jato Legacy - Joseph Lepore e Jan Paul Paladino - que bateu com o avião da gol em setembro, descobriram dois minutos depois do acidente que o transponder (equipamento anti-colisão) estava desligado. A revista Veja desta semana publicou o diálogo* gravado na caixa preta do jato. Confira:

- Que diabos foi isso?Tudo bem. Somente pilote o avião, cara.

- Nós perdemos o winglet? Perdemos?

- Perdemos. De onde veio a p....?

- Tudo bem. Nós estamos descendo. Declarando uma emergência. Senta.(...) Deixe-me apenas pilotar a coisa, cara, porque eu acho...

- De onde ele veio, p....? A gente bateu em alguém?

- Você viu aquilo?Você viu alguma coisa?

- Eu pensei que vi...Eu olhei pra cima.

- O que é isso?Ainda temos a ponta da asa?

- Não.Qual o estrago da asa?

- Foi grande... Foi grande. Estou sentindo agora...Cara, você está com o TCAS (tranponder) ligado?

- É, o TCAS está desligado. Tudo bem. Somente preste atenção no tráfego. A gente vai conseguir, a gente vai conseguir, a gente vai conseguir... Eu sei disso!

A apuração do caso vai continuar...

*Fonte: Revista Veja.

Nenhum comentário: